Solar Fernandes Vieira

  • Solar
  • Fortaleza
  • Ceará
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Solar Fernandes Vieira, em Fortaleza-CE, é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior.

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como órgão vinculado à Biblioteca Pública. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, e desde sua fundação esteve sediado em vários prédios antes de instalar-se, em 1993, na sede atual. O prédio que abriga hoje o Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.

O Arquivo Público foi criado com a finalidade de recolher, conservar e organizar os documentos oriundos da administração da antiga Capitania, Província e atual Estado do Ceará. Seu acervo é composto de correspondências, processos, relatórios, censos, certidões, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, provenientes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário (Extra-Judiciário) e, também, de particulares, desde o século XVII.

A diversidade de documentos e a pluralidade de temas e objetos da história local e nacional nos fazem pensar quão importante é a democratização desse acervo para a história brasileira. Entre os documentos existentes em seu acervo destacam-se: cópia do Diário da expedição de Matias Beck ao Ceará no século XVII; registros de Datas de Sesmarias do século XVII ao XIX; inventários de vultos da história cearense, como o Coronel Tristão Gonçalves de Alencar Araripe; documentação das Câmaras Municipais e da Guarda Nacional.

Há também documentos de natureza particular, como é o caso do Acervo da Firma Boris Frères, que retrata a dinâmica das atividades econômicas do Ceará da segunda metade do século XIX a meados do século XX, e do Acervo Virgílio Távora, composto de variada documentação oficial e particular pertencente ao político que governou o Ceará de 1963 a 1966 e de 1979 a 1982.

Através de uma política de modernização, elaborada de acordo com o novo Regimento, procura o Arquivo Público responder com eficácia aos desafios da modernidade que se lhe defronta, mantendo-se, porém, fiel ao passado cheio de tradições e glórias do povo cearense. Por meio da reorganização de sua vasta documentação, da preservação e informatização de seu acervo, procura o Arquivo Público garantir acesso ao expressivo número de professores, pesquisadores, estudantes e do público em geral.

Fonte: Coepa.

  • Jurisdição Estadual
  • COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
  • Inscrição Nº 018

what3words

///muita.irem.gelados

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share