Monumento ao Marechal Floriano Peixoto

  • Monumento
  • Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, no Rio de Janeiro-RJ, foi executado por Eduardo de Sá, com peças em bronze e pedestal de granito.

Floriano Vieira Peixoto nasceu em 30 de abril de 1839 e faleceu em 29 de junho de 1895. Foi um militar e político. Primeiro vice governador e segundo presidente do Brasil. Foi denominado Marechal de Ferro e Consolidador da República.
O Monumento foi executado para exaltar a nacionalidade brasileira e sua formação, com grupos alegoricos lembrando os indígenas, os portugueses, os negros e a presença católica no Brasil. Foi erguido por subscrição popular.

Nas laterias do grande pedestal vê-se um grupo representando os silvícolas (quadro Inspirado no canto VI do “Y-Juca-Pirama”, poema dos “Timbiras”, de Gonçalves Dias). Em outra face está esculpida uma alegoria da conquista portuguesa, com um grupo em que domina o lendário Caramuru. Depois, o período da catequese, simbolizado pelo padre Anchieta. E, finalmente, um conjunto representando a colaboração étnica da raça africana, inspirado em uma passagem do poema “Cachoeira de Paulo Afonso”, de Castro Alves. No topo do monumento encontra-se uma figura de mulher, exprimindo a Paz e o Amor e um grupo principal constituído pelo Marechal Floriano Peixoto, com espada em punho. As figuras de Tiradentes, Jose Bonifácio e Benjamim Constant, que surgem da bandeira da República. Na base as grandes datas da nossa história – 1500, 1822, 1888 e 1889 estão gravadas e no plano inferior, as seguintes legendas – “A sã política é filha da moral e da razão” – “O amor por principio e a ordem por base; o progresso por fim” – “Libertas quae sera tamen” – “A bem amada Pátria, a gratidão de seus filhos. Inaugurada. em 21 de Abril de 1910”.

Monumento a Quintino Bocaiúva, na Antiga Praça Piaçava próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas, Lagoa; Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca na Praça Marechal Deodoro, na Avenida Beira Mar, Centro; Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, na Praça Floriano – Centro.

  • Tombado em 1989
  • Jurisdição Estadual
  • INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

what3words

///fizer.ficção.motociclismo

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share