Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

  • Centro Histórico
  • 1869
  • Maceió
  • Alagoas
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas foi fundado em 2 de dezembro de 1869, tendo sido o terceiro a ser criado no Brasil, precedido pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, e pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, no Recife. Entre os sócios fundadores estiveram Silvério Fernandes de Araújo Jorge, Delfino Augusto Cavalcanti de Albuquerque, Joaquim José de Araújo, Roberto Calheiros de Melo, além de outros políticos, jornalistas, religiosos e escritores, liderados pelo presidente da província de Alagoas, José Bento da Cunha Figueiredo Júnior.

Instalado a princípio no Liceu Alagoano, o primeiro estabelecimento oficial de ensino secundário em Alagoas, fundado em 1849, o Instituto fomentou pesquisas históricas, antropológicas e geográficas, preenchendo em parte a lacuna deixada pela ausência de instituições de ensino superior na província, que só seriam criadas em meados do século XX. Nas décadas seguintes, o Instituto logrou reunir um expressivo acervo histórico, etnográfico e arquelógico, por meio de coletas, doações e aquisições.
O Instituto se encontra localizado em um casarão datado de fins do século XIX, que pertenceu a Américo Passos Guimarães. O imóvel foi desapropriado pelo governo estadual em 1909 e cedido ao Instituto algum tempo depois. É tombado pelo Patrimônio Histórico de Alagoas desde 1998.

Recentemente, o Instituto anunciou a intenção de criar a Biblioteca Aurélio Buarque de Holanda, a partir do seu próprio acervo bibliográfico, no edifício vizinho onde funciona o Sindicato dos Empregados no Comércio do Estado de Alagoas e da Escola Técnica do Comércio. O Instituto solicitou ao governo estadual a desapropriação e o tombamento do edifício para dar prosseguimento à ideia, mas ainda aguarda a resposta ao pleito. Em maio de 2009, o Instituto assinou convênio com o governo estadual para recuperar e digitalizar parte do acervo de jornais, livros, álbuns e cartões-postais antigos.

Fonte: Wikipedia.

  • Processo PGE 5274/98.
  • Jurisdição Estadual
  • Proprietário: Estado de Alagoas
  • Ato administrativo 37932 de 28/12/98.
  • Livro de tombo Livro de Tombo nº 2 - Edifícios e Monumentos Isolados.

what3words

///grampo.culpa.bondinho

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share

BESbswy