Escola Classe 308 Sul

  • Escola
  • Brasília
  • Distrito Federal
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

Uma escola pública que nasce sob o ideário de Anísio Teixeira que, em sua obra, considerou a importância de educar em vez de instruirl formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto em vez de transmitir um passado claro; e ensinar a viver com mais inteligência, mais tolerância e mais felicidade.

Para o pensador, na escola, não se aprendem apenas ideias ou fatos, mas também atitudes, ideais e senso crítico – desde que a escola disponha de condições para exercitá-los. Assim, uma criança só pode praticar o aprendido em uma escola onde haja condições reais para desenvolver sentimentos, habilidades e novos conhecimentos.

Nessa perspectiva, a Escola Classe 308 Sul foi inaugurada em 1959 por Juscelino Kubitschek e a sua primeira direção foi exercida pela professora Stela dos Cherubins Guimarães Trois. Naquela época, a escola possuía a missão que era “preparar a criança para o Brasil de amanhã”, em consonância com os princípios preconizados pela “didática em ação” de Anísio Teixeira.

Sua estrutura física orientou a construção dos prédios escolares e foi elaborado a partir do Plano Escolar de Brasília por meio do Departamento de Arquitetura da NOVACAP com duas construções retangulares interligadas por uma passarela coberta, um prédio menor, onde está localizado o setor administrativo, e um prédio maior com oito salas de aula, dois banheiros e uma cantina. A escola buscava atender crianças entre 7 a 12 anos de idade e era custeada pelo Banco do Brasil. Em 1967, passou a ser mantida pela Fundação Educacional do Distrito Federal. Somente em 14 de janeiro de 1966, com a assinatura do Decreto nº 481/66 – GDF anexo III), a escola passou a fazer parte da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Fonte: Proposta Pedagógica 2018.

A Escola Parque 308 Sul, construída em 1958, integra a unidade de vizinhança modelo para as demais unidades durante a construção de Brasília, conforme plano urbanístico concebido pelo arquiteto Lucio Costa. As concepções do educador Anísio Teixeira para o ensino, a Educação nova, e a arquitetura escolar desenvolvida para Brasília na década de 1950 estão intrinsecamente ligadas, de modo que a segunda materializa a primeira no espaço de convivência da unidade de vizinhança. A escola parque projetada pelo arquiteto modernista José de Souza Reis, contemporâneo de Lucio Costa e Oscar Niemeyer, é um exemplar da arquitetura moderna fundamentada nos princípios propostos por Le Corbusier e influenciada pela releitura do movimento no Brasil. O edifício é constituído por três blocos, o principal, o auditório e as oficinas, além de piscinas e quadras de esporte. No bloco principal há características do movimento moderno brasileiro como a planta livre, a integração interior/exterior, as janelas em fita, a estrutura independente em concreto armado e o uso de pilotis. Tombada em 04 de agosto de 2004, a escola desempenha ainda hoje suas funções educacionais e, embora o edifício tenha sofrido pequenas alterações, nunca perdeu sua função original. No entanto, com a obrigatoriedade imposta pelo Decreto nº 5.296/2004 quanto à adaptação para a acessibilidade e intervenções em edificações públicas, colocam-se em evidência os riscos a valores que conferem ao patrimônio integridade e autenticidade.

Fonte: Máximo; Ferreira.

  • Jurisdição Estadual
  • Livro de tombo Decreto nº 11.234, de 02/09/1988, DODF de 05/09/1988

what3words

///candles.loudly.locker

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share