Conjunto Cultural Funarte

  • Conjunto
  • Brasília
  • Distrito Federal
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Complexo Cultural Funarte Brasília abrange ambientes diferenciados de produção e fruição artística. A Sala Cássia Eller acolhe espetáculos locais e nacionais de música popular brasileira. Já o Teatro Plínio Marcos, um dos mais privilegiados espaços da Capital Federal, é ocupado por edital ou por cessão de espaço com espetáculos de artes cênicas e música, por artistas locais e grandes nomes nacionais. Com 517 lugares, este espaço está à disposição de grupos para ensaios de suas montagens e abriga, também, encontros, seminários, oficinas e cursos de interpretação para atores de teatro.

Na área de artes visuais, a Galeria Fayga Ostrower e o Espaço Marquise/Entorno exibem mostras de arte contemporânea que divulgam a obra de artistas regionais e nacionais.

Fonte: Funarte.

Espaço Marquise: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), a marquise interliga os espaços culturais da Funarte. Devido à diversidade de propostas contemporâneas que não se adequam ao espaço fechado das galerias, a partir de 2003 a Funarte disponibilizou a área externa do Complexo Cultural com a Marquise e/ou Entorno, englobando a marquise e o gramado do Complexo Cultural.

Fonte: Funarte.

Galeria Fayga Ostrower: Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), complementa o Complexo Cultural da Funarte, para atender às mostras de artes visuais. O nome homenageia Fayga Ostrower (1920-2001), gravurista nascida em Łódź, Polônia, que se tornou uma das mais importantes artistas no Brasil do século XX, destacando-se também como educadora em arte no Brasil e nos Estados Unidos.

Fonte: Funarte.

Sala Cássia Eller: Com 214 lugares, abriga apresentações de música popular e erudita. Este espaço, aberto em 1977 com o nome Sala Funarte, passou por ampla reforma em 2001, sendo rebatizado no ano seguinte, numa homenagem póstuma à cantora. Sua ocupação é feita mediante edital, uma vez que a Sala é oferecida aos artistas com toda a infra-estrutura.

Fonte: Funarte.

Teatro Plínio Marcos: Inaugurado em 13 de março de 1991 como Casa do Teatro Amador, o atual Teatro Plínio Marcos foi projetado por Oscar Niemeyer e executado pela Fundação que leva o nome do arquiteto de Brasília, com supervisão do CTAC – Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte.

Criado para atender aos anseios da Confederação Nacional de Teatro Amador – Confenata -, trata-se de um espaço multiuso, com oficinas, salas, refeitório e alojamentos, apto para acolher grupos de todo o país.

As obras foram custeadas pela Fundação Bradesco e o teatro está situado ao lado da Sala Cássia Eller, transformando o espaço entre a Torre de TV e o Centro de Convenções em um importante corredor cultural na Capital Federal.

Em 2001 o espaço passou pela primeira reforma – cadeiras substituíram arquibancadas de cimento – e foi rebatizado como Teatro Nacional Plínio Marcos. Em 2004, após uma nova reforma, o Teatro foi entregue aos artistas de Brasília, e de todo o país.

Fonte: Funarte.

SEC – Secretaria de Estado de Cultura
Processo de Tombamento: De acordo com o Art. 6 da Lei Distrital nº 47/1989, “Os bens tombados pela União, localizados no Distrito Federal, serão inscritos ex officio nos Livros de Tombo definidos no art. 8º desta Lei”.

Fonte: Câmara Legislativa do Distrito Federal.

  • Processo 1550-T-2007
  • Jurisdição Estadual

what3words

///candles.loudly.locker

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share