Conjunto Copacabana

  • Conjunto
  • Rio de Janeiro
  • Rio de Janeiro
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

O Conjunto Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, foi tombado por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.

O tombamento do Forte de Copacabana e do deslumbrante sítio natural onde está implantado, limitado por dois acidentes geográficos conhecidos como a Ponta de Copacabana e a Ponta do Arpoador, incluindo o Parque Garota de Ipanema, entre as praias de Copacabana e Ipanema, é resultado de uma intensa mobilização popular envolvendo diversas associações de classe e comunitárias e setores do legislativo carioca, preocupados com a desfiguração daquela paisagem cultural diante da ameaça da construção de um empreendimento no local. Cartão-postal do Rio de Janeiro, o conjunto arquitetônico e paisagístico do Forte de Copacabana está intensamente associado à história da República Velha. A pedra fundamental foi lançada pelo presidente Afonso Penna em 1909, e o complexo militar foi inaugurado em setembro de 1914, pelo marechal Hermes da Fonseca. A casamata abobadada de 40.000m³ de concreto chega a ter 22m de espessura e abriga as quatro cúpulas dos grandes canhões fabricados na Alemanha pela casa Krupp.

O forte tornar-se-ia peça de defesa da costa, justamente contra a Alemanha, na Primeira Guerra Mundial. A importância estratégica do forte deu especial repercussão à revolta tenentista comandada pelo coronel Xavier de Brito em 5 de julho de 1922 e que culminaria no episódio conhecido como os Dezoito do Forte, do qual participaram Siqueira Campos e EduardoGomes. Em 24 de outubro de 1930, novamente, a guarnição do forte se levantaria contra o governo da República, iniciando a adesão da tropa da Capital Federal à chamada Revolução de 30. Deposto, às cinco da tarde, o presidente Washington Luís foi conduzido ao forte, onde permaneceu preso até a sua deportação. O forte ainda seria chamado à defesa da costa durante a Segunda Guerra Mundial, mas como desenvolvimento da aviação militar tornou-se obsoleta a artilharia defensiva fixa e, em 1987, foi extinto o 3º Grupo de Artilharia da Costa. No dia 4 de maio do mesmo ano foi implantado no local o Museu Histórico do Exército e Forte Copacabana.

  • Tombado em 1990
  • Jurisdição Estadual
  • INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural

Localização

what3words

///felícia.umas.cedinho

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share

BESbswy