Bolachinha de Goma
Descrição
A Bolachinha de Goma é um biscoito seco e doce, feito de goma de mandioca, açúcar, manteiga, ovos, leite de coco e fermento químico.
A valorização do alimento pelo seu caráter simbólico nos traduz a comida enquanto um elemento de identidade cultural. A gastronomia é parte desses processos culturais para entender a nossa identidade. Cada cultura gera uma gastronomia tradicional, com receitas, ingredientes, aromas. Os saberes e fazeres em torno da comida é objeto de registro enquanto patrimônio imaterial, e não a comida em si.
A mistura dos alimentos e o encontro de diversas tradições culturais fazem a inter-relações entre os aspectos culturais e simbólicos a partir do preparo dos alimentos. O Decreto nº 27.720, de 24 de março de 2011, reconhece a queijada, o manauê, a bolachinha de goma, o doce de pimenta do reino, o pé-de-moleque de massa de puba, o beiju de tapioca, o amendoim verde cozido, o macasado e o saroio, como Patrimônio Imaterial de Sergipe e dá outras providências. A Lei nº 7.682, de 17 de julho de 2013, toma o Amendoim Verde Cozido Patrimônio Imaterial do Estado de Sergipe e dá providências correlatas.
Biscoito, bolacha, bolinho, “bulin” (no Ceará), saquarema, sequilho ou raivinha de goma é um biscoito seco e doce, feito de goma de mandioca, açúcar, manteiga, ovos, leite de coco e fermento químico; de produção predominantemente artesanal. Elaborados principalmente nos períodos festeiros da região nordeste; é um importante produto para geração de renda das famílias sertanejas.
Sua confecção é um costume familiar muito antigo; influenciado pelas técnicas de doceria portuguesas, aliadas aos ingredientes disponíveis no Brasil Colônia (como o açúcar e a mandioca) e aos valores alimentares dos africanos e indígenas.
Localização
what3words
///labuta.telefones.limpador