Biblioteca Pública do Estado
Descrição
Construída entre 1905 a 1910, em terreno onde funcionava o Estábulo Público, sofreu um incêndio em 1945, perdendo quase todo o seu acervo e a ala sul do prédio, que foi reconstruída e reaberta dois anos mais tarde. Foi projetada pelo arquiteto paraense José Castro de Figueiredo. Em sua arquitetura de estilo eclético, com predominância de elementos clássicos, destaca-se a escadaria interna, de ferro forjado em rendilhado, procedente de Liverpool, Inglaterra.
Aquela que se tem notícia como a primeira Biblioteca Pública do Amazonas foi instalada em Manaus, no consistório da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em 1871, ao tempo do Império do Brasil. A capital da província amazonense era ainda uma aldeia.
A biblioteca passou maior parte dos anos abandonada, disposta em pequenas salas de prédios emprestados, sem representar grande importância social.
A restauração do edifício-sede da Biblioteca, concluída em janeiro de 2013, mesmo sendo a mais ampla e completa, não pode ser considerada a primeira realizada no prédio. Construído no período de 1904 e 1912, ao tempo dos governos de Antônio Constantino Nery, Affonso de Carvalho e Antônio Bittencourt, o prédio próprio da biblioteca mereceu, ao longo dos anos republicanos, além de uma série de obras e serviços de conservação e reformas, uma completa recuperação após o incêndio de 1945. Também passou por restauração parcial na administração do governador Gilberto Mestrinho, em 1985.
what3words
///lenço.bagres.beleza