Acervo da Estrada de Ferro Perus–Pirapora

  • Ferrovia
  • 1914
  • Cajamar
  • São Paulo
  • Tombado
  • Bem cuidado
  • Depredado

Descrição

Em 1910, o governo do Estado de São Paulo concedeu licença à Companhia Industrial e de Estradas de Ferro Perus-Pirapora para a construção e uso de uma ferrovia que serviria de ligação entre as cidades de São Paulo e Pirapora. Deve-se a Mário W. Tibiriçá a concretização da implantação do trecho desta ferrovia, inaugurado em 5 de agosto de 1914, cujo percurso se inicia na estação Perus da antiga São Paulo Railway, margeia o Rio Juqueri e termina em Gato Preto, atual município de Cajamar. A Ferrovia e as minas de calcário e argila de Cajamar foram adquiridas, em 1925, pela primeira fábrica de cimento portland do país, instalada em Perus, a The Brazilian Portland Cement Company, de capital canadense. A Estrada de Ferro Perus–Pirapora, com bitola de 60 cm, é tida como a única remanescente das ferrovias econômicas. O acervo é composto de material rodante, linhas férreas, oficinas, equipamentos de apoio e outras instalações.

  • Tombado em 1987
  • Processo 21273/80
  • Jurisdição Estadual
  • Inscrição inscrição nº 263, p. 69, 23/1/1987
  • Ato administrativo Resolução 05 de 19/01/1987 e Resolução 56 de 13/12/2000

Localização

what3words

///impedi.mexerica.hortelãs

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share