Colégio Estadual Paes de Carvalho

  • Escola
  • 1841
  • Belém
  • Pará
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

Inaugurado em 28 de julho de 1841, oColégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC),com seus mais de 170 anos, figura como um importante centro de formação da intelectualidade paraense desde o século XIX. De seu corpo docente e discente, saíram grandes nomes da história do Estado do Pará, dentre eles, educadores influentes no campo teórico e político, médicos,jornalistas, escritores,advogados, diversos governadores, ministros e demais cargos públicos, como Clóvis Moraes Rego, Dalcídio Jurandir, Gaspar Viana, Lauro Sodré, Justo Chermont, entre outros.
Toda a trajetória que foi e, ainda hoje, vem sendo construída pelo Colégio Estadual Paes de Carvalho,consolidou a tradição que permeia a instituição,sobretudo nos seus anos áureos, que Ribeiro (2013, p. 58) define como o

[…] passado glorioso, da era de ouro quando o colégio foi referência em qualidade do ensino, respeitado e reconhecido local, regional e nacionalmente, por ter formado grandes nomes da cena pública paraense, por ter o melhor e mais competente corpo docente; rememora, ainda, as vitórias e prêmios conquistados, tudo por que um dia foi equiparado ao colégio da Corte, o Pedro II. (RIBEIRO, 2013, p. 58).

Clóvis Moraes Rego, que foi professor da instituição a partir da década de 1940, ressalta outro fator importante a ser considerado quando se pensa a construção da tradição do Colégio Paes de Carvalho, o tão ostentado “ensino de qualidade”, por ter seucorpo docente caracterizado por ele como “um viveiro de eruditos, de iluminados, de gigantes pelo saber e pela opulência moral. O acesso aos novos não era fácil senão quase impossível. Tentá-lovalia arriscar-se a duro e penoso crivo” (REGO, 2002, p. 43). Pode-se inferir, então, que este rigor na seleção de seus educadores proporcionava aos que passavam pelo “duro e penoso crivo” um status social, sobretudo em determinados períodos históricos, comono caso da Primeira República.

Ainda que possa parecer ter perdido a força de sua tradição com o tempo e consequentes mudanças culturais, o CEPC guarda elementos que a sustentam, tais como seus traços arquitetônicostombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); as escadas diferenciadas para alunos do sexo feminino e masculino; a atenção dedicada às apresentações nos desfiles escolares;o tradicional uniforme –calça azul marinho, blusabranca e sapatos pretos para os rapazes, saia plissada azul marinho, blusa branca, sapatos pretos e meias brancas para as moças –que, apesar de mantido, é reinventado cotidianamente pelos alunospor meio de customizações e uso de acessórios (RIBEIRO, 2013).

  • Tombado em 1982
  • Jurisdição Estadual

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