Sítio Histórico de Santo Antônio do Alto Madeira
Descrição
O povoado de Santo Antonio se desenvolveu ali nessa última década do século XIX, início do século XX, tendo sido escolhido a princípio como ponto inicial da ferrovia. Em 1908 foi elevado à categoria de Município de Mato Grosso pela Lei nº 494, tendo ocorrido sua instalação em dois de julho de 1912, com o nome de Santo Antônio do Alto Madeira. De acordo com Matias (2010), a despeito de todo esse envolvimento com o Ciclo da Borracha, o povoado não possuía infraestrutura adequada e não contava com o apoio do governo do Mato Grosso, o que favorecia a predominância de moradores bolivianos sobre a população nacional. Além disso, como afirma o historiador Vitor Hugo, em sua obra, Desbravadores, Santo Antonio era uma localidade insalubre com altos índices de mortandade pelas doenças tropicais que ali proliferavam.
“… em 7 de julho de 1891 fora estabelecida a coletoria, seguindo-se a criação e instalação da comarca…rasgaram-se as ruas, praças e avenidas em plena floresta. Não havia esgoto, nem água canalizada, nem iluminação de qualquer natureza, onde o gado era abatido em plena rua à carabina e as porções não aproveitadas, abandonadas no próprio local, onde monte de lixo e todos os produtos da vida vegetativa eram atirados às vielas esburacadas, onde pântanos perigosos proporcionavam aluviões de anofelinos a espalhar a morte por todo o povoado. A região era ocupada por uma população ondulante, instável, de aventureiros aliciados para um trabalho que oferecia todas as probabilidades da desventura. Fracassados na vida audaciosos e viciados, aumentavam ao sabor das condições econômicas. O dia escoava-se ao ritmo do trabalho; a noite ao ritmo da algazarra, da música, dos gritos e discussões em uma dúzia de línguas, nos botequins, casas de jogos e de tolerância. Estas eram numerosas: as francesas chegadas de Paris alinhavam-se com as brasileiras, as espanholas e bolivianas…Bebia-se champanhe, cerveja e aguardente. Comia-se peixes do Rio Madeira e as mais finas conservas nacionais e estrangeiras. As brigas eram frequentes, os crimes comuns… uma verdadeira currutela.”( HUGO, 1991).
Os primeiros desembarques de pessoal da empreiteira May Jekyll and Randolph, ocorreram na Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, local logo em seguida verificado inadequado para o desembarque e armazenamento do material pesado para a construção da Madeira Mamoré. As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável. Matias (op. cit.) relata que:
“Em 19 de abril de 1907, o grupo de empreiteiras May,Jeckyll & Randolph inicia a transferência do canteiro de obras da ferrovia Madeira Mamoré, do povoado de Santo Antônio, para o local conhecido como Porto Velho dos Militares…Essa transferência não teria sido possível, do ponto de vista político, não fosse pela intervenção do engenheiro Joaquim Catramby, cuja influência no governo do Amazonas, permitiu a Percival Farquhar, dentre outras coisas, obter o espaço que precisava para implantar o marco zero da ferrovia…Assim sendo , no dia 20 de maio de 1907,toda estrutura do grupo havia sido transferida para o antigo porto amazônico, onde não existia nenhuma edificação, cabendo a este grupo de empreiteiras dos EUA construir os primeiros prédios destinados a estrutura da empresa, incluindo alojamentos para técnicos e operários.(MATIAS,2010 pg.83).
Em 1908 o povoado foi elevado à categoria de Município de Mato Grosso pela Lei nº 494, tendo ocorrido sua instalação em dois de julho de 1912, com o nome de Santo Antônio do Alto Madeira. Mas já estava em declínio desde o início da construção da ferrovia em razão de Porto Velho ter sido escolhida como ponto inicial da via férrea, tendo surgido então aí um vilarejo que se desenvolveu rapidamente, atraindo os moradores de Santo Antônio. A Amazon Steam Navigation Co. que mantinha linha regular de navios suspendeu suas atividades àquela cidade, em decorrência do movimento portuário ter sido transferido para Porto Velho, que se tornava próspera e moderna, enquanto Santo Antônio do Rio Madeira, regredia. (BORZACOV, op. cit.).
Fonte: Ana Cristina Lima Barreiros da Silva.
Localização
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