Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde – ICBS/UFAL

  • Edifício
  • 1961
  • Maceió
  • Alagoas
  • Tombado
  • Bem cuidado

Descrição

A Universidade Federal de Alagoas foi fundada em 25 de janeiro de 1961 (Lei no. 3.867), regulamentada pelo Decreto Lei no 53/66. A estrutura administrativa da UFAL foi reformulada em 2006, com a criação de Unidades de Ensino do Interior (UEI) e de novas unidades acadêmicas e o fim dos Departamentos Acadêmicos. Como resultado, hoje o Campus Maceió está organizado em 21 unidades acadêmicas, dentre as quais está o Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o responsável pela formação básica da graduação na área da saúde e pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas, bacharelado (diurno) e licenciatura (vespertino e noturno).

A partir da reestruturação administrativa da UFAL, a organização acadêmica de cada curso ficou a cargo das respectivas coordenações, com todas as disciplinas sigladas por curso, sendo que as Unidades Acadêmicas passaram a ser as ofertantes de docentes para o atendimento da demanda acadêmica anual. A nucleação dos docentes nas unidades passou desde então a ser efetuada por setor de conhecimento, sendo que no ICBS, foram organizados os setores de: Biologia Celular e Molecular, Genética, Anatomia, Farmacologia, Fisiologia, Imunologia, Histologia & Embriologia, Práticas Pedagógicas, Microbiologia, Patologia & Parasitologia, Botânica, Biodiversidade, Ecologia e Conservação, além dos Laboratórios Integrados de Ciências do Mar e Naturais (LABMAR) - que em 21 de agosto de 2020 passou a ser órgão suplementar a UFAL, ligado a PROPEP, como o Museu de História Natural, ligado a PROEX. Tanto o LABMAR, como o MHN possui um corpo de Docentes/Pesquisadores que fazem parte do ICBS, com seus laboratórios de pesquisa alojados nestes órgãos.

Outros laboratórios de apoio compõem o ICBS: dois Laboratórios de Anatomia, um Laboratório de Fisiologia e Farmacologia, um Laboratório de Farmacologia e Fisiologia, um Laboratório de Farmacologia e Toxicologia e Produtos Naturais, um Laboratório Interativo em Farmacologia e Fisiologia, um Laboratório de Imunoparasitologia, dois Laboratórios de Parasitologia, dois Laboratórios de Histologia, um Laboratório de Microbiologia, um Laboratório de Biologia e Genética, um Laboratório de Micologia, um Laboratório de Botânica, um Laboratório de Hidroponia, um Laboratório de Malacologia, um Laboratório de Vertebrados, um Laboratório de Invertebrados, e um Ambiente para coleção Entomológica. Além destes laboratórios, também existem externos ao ICBS os laboratórios de pesquisa: Fisiologia de Membranas Excitáveis, Farmacologia Cardiovascular, Imunoparasitologia, Microbiologia, Entomologia, Micologia e Genética Humana.

O ICBS dispunha de uma biblioteca central com 125 títulos e 68 periódicos com assinatura, nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, enquanto esteve fisicamente no Prado,. Atualmente, todo o acervo foi doado a Biblioteca Central, que fica bem próxima do Instituto. Além disso, há um laboratório de informática destinado aos discentes (graduação e pós-graduação) com acesso às bases de dados através de rede UFAL e FAPEAL associadas à Rede Nacional de Pesquisa. Os setores possuem microcomputadores em seus laboratórios de pesquisa, para os discentes de graduação e pós-graduação, integrados nos sistemas de acesso, por outro lado, os discentes podem acessar ao sistema remotamente via Proxy da UFAL usando senha de acesso próprio. A Biblioteca Central da UFAL oferece serviços do COMUT (código 0273.9) e da rede BIREME (código BR 10.1); com empréstimos junto às bibliotecas do país durante 20-30 dias e utilização de CD-ROM adquirido anualmente pela UFAL junto à BIREME (Madeline e Lillacs), oferecendo consultoria assistida e levantamentos bibliográficos dos temas.

O Biotério Central da UFAL, ´dá suporte ao ICBS nas pesquisas desenvolvidas na Unidade, pois possui condições operacionais para confinar ou reproduzir animais dentro de condições técnicas necessárias para utilização em ensino e pesquisa, com ambientes temporizados para luminosidade, temperatura e controle de ruídos, como também estrutura automatizada para limpeza e desinfecção dos utensílios, ambiente para ração e maravalha, e barreiras limitantes. As espécies produzidas são ratos Wistar, camundongos Swiss, e cães mestiços criados em cativeiro, com sistema de controle de luminosidade, temperatura e ruído, além de barreiras para controle de contaminação ambiental.

O ICBS desenvolveu Cursos de Pós-Graduação lato sensu (Especialização) autorizados pela CAPES, entre 1992 e 2008 nas áreas de concentração em Fisiologia (três cursos) e Biologia/Ecologia Geral (dois cursos). Em 2005 foi credenciado pela CAPES o mestrado acadêmico em Ciências da Saúde (PPG-CS), em 2008 o mestrado acadêmico em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DiBiCT) e em 2016 o mestrado profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Atualmente, tanto o PPG-CS e PPG-DiBiCT possuem Doutorado, aprovados pela CAPES em 2014 (PPG-CS) e 2015 (PPG-DiBiCT). Em 2017, o Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) foi credenciado pela CAPES.

  • Tombado em 2010
  • Processo 2600-1373/2010
  • Jurisdição Estadual
  • Proprietário: Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ato administrativo Nº 8843/10 - Resolução nº 9/2010.
  • Livro de tombo Livro de Tombo nº 2 - Edifícios e Monumentos Isolados

what3words

///eixos.canecão.levo

Comentários

Submit a Review

Send reply to a review

Clique no botão acima para enviar uma mensagem ou reclamação, solicitando reparos ou correções no local. Sua mensagem será encaminhada ao órgão responsável.

Send listing report

This is private and won't be shared with the owner.

Your report sucessfully send

Appointments

 

 / 

Sign in

Send Message

My favorites

Application Form

Claim Business

Share